LIÇÃO DE CASA
“O objetivo geral da lição de casa é que o aluno possa realizar tarefas que contribuem para o trabalho que será feito em sala de aula. A sua realização deve promover a reflexão individual: é a ocasião em que o aluno poderá colocar em prática o conhecimento adquirido em determinado conteúdo.
Há vários tipos de lições de casa: aquelas que envolvem cunho mecânico, para que o aluno memorize, decore ou treine: aquelas que dão continuidade a alguma tarefa que não foi possível terminar em classe e cuja realização é importante para dar seguimento à outras atividades. Existem também tarefas que são realizadas para o desenvolvimento de outras propostas: pesquisas em jornais, livros e revistas e contribui em discussões junto ao grupo-classe, ou ainda servem como instrumento de avaliação e “sondagem” para o professor; há também a leitura, como lição de casa. Todos os dias, o aluno deverá fazer a leitura de qualquer texto que tenha em casa, isso desenvolve o entendimento que tem sobre o texto (interpretação) e a fluência na leitura. INCENTIVE A LEITURA DE SEU FILHO.
Assim, garantir a realização das tarefas por parte do aluno, contribui para a construção da autonomia e responsabilidade para com o seu próprio processo de aprendizagem”.
“O objetivo geral da lição de casa é que o aluno possa realizar tarefas que contribuem para o trabalho que será feito em sala de aula. A sua realização deve promover a reflexão individual: é a ocasião em que o aluno poderá colocar em prática o conhecimento adquirido em determinado conteúdo.
Há vários tipos de lições de casa: aquelas que envolvem cunho mecânico, para que o aluno memorize, decore ou treine: aquelas que dão continuidade a alguma tarefa que não foi possível terminar em classe e cuja realização é importante para dar seguimento à outras atividades. Existem também tarefas que são realizadas para o desenvolvimento de outras propostas: pesquisas em jornais, livros e revistas e contribui em discussões junto ao grupo-classe, ou ainda servem como instrumento de avaliação e “sondagem” para o professor; há também a leitura, como lição de casa. Todos os dias, o aluno deverá fazer a leitura de qualquer texto que tenha em casa, isso desenvolve o entendimento que tem sobre o texto (interpretação) e a fluência na leitura. INCENTIVE A LEITURA DE SEU FILHO.
Assim, garantir a realização das tarefas por parte do aluno, contribui para a construção da autonomia e responsabilidade para com o seu próprio processo de aprendizagem”.
*Adaptação baseada em texto de Clice C. Haddad – Revista Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário